Após algum tempo de ausência, voltamos para actualizar a informação sobre a actividade do grupo durante este periodo em que nada foi dito.
Desta forma e após as festas anuais da aldeia de Amieira, "Os Almocreves" marcaram presença no dia Trinta de Setembro celebrado no auditório de Portel intitulado "Falas e Artes". No dia Trinta em Portel e dia um de Outubro voltaram "Os Almocreves" a mais uma "jornada de luta", desta vez na Pousada de Arraiolos, animando a recepção aos convidados e noivos, no casamento de uma familiar de um nosso companheiro de grupo (Nelson). Ainda em Outubro; dia vinte e dois; voltaram os nossos rapazes a participar numa concentração de empresários eborenses, no restaurante "Manuel Galhetas" em Évora, onde e só por curiosidade, pela primeira vez em público, foi interpretada pelo nosso grupo a moda "Linda Jovem era Pastora". Moda de cariz popular já cantada por outros grupos corais e populares Alentejanos.
Novembro, dia doze e treze "Os Almocreves" viajaram até á zona norte do País, mais concretamente a Trancoso, onde para além das cantigas, também as castanhas, a água pé e tudo aquilo que esta intimamente ligado ao São Martinho marcaram presença, numa recepção plena de afecto por parte das gentes da terra.
Doze e treze de Novembro a norte e a trinta do corrente mês, voltaram "Os Almocreves" ás suas raizes, desta vez para a abertura da "XII Feira do Montado", para a recepção ao ministro da agricultura e posterior actuação; após repasto; no palco da Feira. Actuação onde o grupo se apresentou com um número assinalável de elementos, actuando para um público fiel, que se apresentou em número, para mais uma vez ouvir as vozes daqueles, que por onde passam representam o cante, os customes e tradições da região de Portel.
Passando ao mês de Dezembro, dia três e no restaurante "Cozinha da Graciete" em Évora, "Os Almocreves" actuaram para uma plateia Ibérica (Intercâmbio entre grupos ligados á igreja), Portugal e Espanha, desta vez unidos pela fé!
Sábado, dezassete de Dezembro, "Os Almocreves" foram convidados a animar musicalmente o almoço de confraternização decorrente da inauguração da Casa do Benfica de Évora, que aconteceu no restaurante "Quintal D. Quixote". Almoço esse que, entre outros, marcaram presença o presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luis Filipe Vieira e o Bi-campeão europeu, José Augusto.
No dia 23 de Dezembro e em vésperas de natal, "Os Almocreves" foram convidados a participar no programa "Portugal no Coração" a decorrer no Hotel do Espinheiro, mais concretamente, numa primeira instância, na Igreja do Espinheiro e depois, num dos muitos recantos do hotel. A mesa já posta, esperava para mais um momento de televisão, onde o "Pregão do Almocreve" se fez ouvir para todo o Portugal. Os presépios, a gastronomia da época e o cante em sintonia num espaço de rara beleza que se recomenda visitar.
Para finalizar o ano em beleza, fez o grupo a sua última actuação de dois mil e onze, no Évorahotel.
Dois mil e doze trouxe o "Cante dos Reis", já tradição na cidade de Évora. Organizado pela associação de idosos ARPIE em comunhão com vários elementos do grupo, o "Cante de Reis" desta vez passou pelos Paços do Concelho (CME) e pela Praça do Giraldo, para desta forma dar as boas vindas ao novo ano.
Observações: Em revista ao blog dos Almocreves, reparei em alguns comentários de seguidores do grupo, aos quais vou tentar responder. Em relação ao novo trabalho do grupo: "Pregão do Almocreve". Informa-se, que o trabalho discográfico ainda não está a ser divulgado. As gravações e todo o trabalho logístico estão numa fase bastante adiantada. A coisa ainda não está pronta, mas muito brevemente teremos novidades sobre o novo trabalho. Para quem não saiba "Os Almocreves" já têm editado um primeiro CD intitulado "Quando eu era ganhão". Este produto encontra-se disponivel para venda, basta contactar o coordenador do grupo (Tolentino Cabo) e certamente haverá um o mais exemplares para si.
O comentário que pergunta sobre as letras das modas que cantamos, as mesmas se encontram escritas neste blog. Na coluna onde se encontram os meses em que foram feitas postagens neste sitio, se formos ao mês de Outubro de 2009 verificamos que entre algumas fotos de cantadores do grupo, encontramos as letras das nossas modas, digo nossas porque, apesar de cantarmos também modas de cariz popular, só aquelas que foram escritas por elementos do grupo (na sua maioria pelo almocreve Martinho Marques) é que se encontram postadas. Esta postagem encontra-se de quando em vez em actualização, pois sempre que vão aparecendo coisas novas, criadas por nós, vão sendo acrescentadas ao conjunto das letras já existentes.
Por último e respondendo ao seguidor que pergunta por videos nossos a serem lançados no blog, desde já adianto que se está a tratar disso. Como deve ter verificado logo que acede ao blog, o mesmo tem musica ambiente(Amieira, Amieira), que no caso de acedermos a um video, a mesma se confunde com o som do video que se pretende ouvir. Estou a tentar através de algum apoio informático que tal não aconteça e o que em principio se vai fazer é adicionar uma barra com algumas funções tal como: play/pause, que permite interromper a musica de fundo que se ouve para á posteriori se poder ouvir o video que pretendemos.Espero que esta situação se possa resolver com celeridade, para que depois se possam colocar em blog alguns videos nossos, que desde já e se quiser pode aceder, não por esta via de momento, mas no you tube se procurar por almocreves, ou através do facebook( é só perguntar por Almocreves da Amieira).
Bem Hajam
Nenhum comentário:
Postar um comentário